Páginas

Olá!

Este espaço foi pensado em você que faz parte do Projovem Urbano de Aracaju, seja como aluno, professor ou demais colaboradores, e também para aqueles que gostariam de nos conhecer.



Adorariamos receber sua contribuição para melhorar nosso trabalho.



Entre em contato conosco pelo e-mail:
projovemaju@hotmail.com

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Combate à Dengue

A Prefeitura Municipal de Aracaju inicia a campanha de combate à dengue, uma das principais preocupações é a conscientização da população.

O núcleo Jornalista Orlando Dantas recebeu na noite do dia 22/10 o grupo teatral formado por agentes de saúde.

Confiram o belo trabalho desses profissionais e saiba mais sobre como se prevenir:

O que é a Dengue?


A Dengue é uma doença infecciosa e febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti , também infectado pelo vírus. Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública.

Tipos de Dengue

Em todo mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador tem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4.

No Brasil, foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue do tipo 4, foi identificada apenas na Costa Rica.

A parcela da população que mais sofre com a dengue é a infantil.


Formas de Apresentação

A dengue pode se apresentar, clinicamente, de quatro diferentes formas: Infecção Inaparente (a pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma), Dengue Clássica (semelhante à gripe, febre alta, dores de cabeça, cansaço,dor muscular e nas articulações, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros sintomas), Febre Hemorrágica da Dengue (doença grave, alteração na coagulação sanguínea, após o terceiro e o quarto dia pode provocar hemorragias nasais, gengivais,urinárias, gastrointenstinais ou uterinas) e Síndrome de Choque da Dengue (a mais séria, apresenta uma grande queda ou ausência da pressão arterial e várias alterações neurológicas, cardiorespiratórias, intestinais...), se não tratada pode levar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário