Páginas

Olá!

Este espaço foi pensado em você que faz parte do Projovem Urbano de Aracaju, seja como aluno, professor ou demais colaboradores, e também para aqueles que gostariam de nos conhecer.



Adorariamos receber sua contribuição para melhorar nosso trabalho.



Entre em contato conosco pelo e-mail:
projovemaju@hotmail.com

domingo, 28 de março de 2010

MOSTRA, JOVEM!

Exposição de trabalhos dos alunos do ProJovem Urbano foi adiada para junho

A Mostra, Jovem! – 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano, foi adiada para junho, em data ainda a ser confirmada, em função de atrasos no processo de licitação.

A Secretaria Nacional de Juventude explica que como se trata de um evento grande e com muitos detalhes, o processo de concorrência das empresas para a execução é mais complexo e demorado.

“A Mostra é um prêmio para nossos alunos. Nós tivemos inscrições vindas de todo o Brasil e trabalhos belíssimos foram selecionados. Não podemos desanimar e alimentar qualquer sentimento de frustração por conta dessa mudança de data, pelo contrário, devemos manter nossos alunos motivados, pois será uma grande festa do ProJovem Urbano”, disse a Coordenadora Nacional do ProJovem Urbano Maria José Vieira Féres.

Após o resultado do processo de licitação, que está em andamento, a nova data será divulgada, assim como a lista final dos trabalhos selecionados. A listagem que encontra-se publicada aqui ainda sofrerá modificações e inclusões.

Exposição

A Mostra, Jovem! dará visibilidade aos trabalhos dos alunos e pretende promover a troca de experiências, linguagens e produções dos estudantes do ProJovem Urbano.

O encontro visa, ainda, estimular as diferentes formas de expressão que tragam à tona a capacidade de criar, renovar, discutir, dialogar e mostrar os resultados do processo educativo do curso.

Foram inscritos trabalhos em categorias como: poesia, música, teatro, dança, artes circenses, artes visuais, artes plásticas; além de produções ligadas diretamente ao currículo do curso: sínteses interdisciplinares, trabalhos de Qualificação Profissional e Planos de Ação Comunitária (PLA).

A mostra também será aberta à participação dos alunos egressos do ProJovem Orginal, o antigo ProJovem. De acordo com Beto Cury, secretário Nacional de Juventude, caberá aos coordenadores locais a busca e o resgate desses trabalhos. “Esse encontro será um momento especial na trajetória de lutas e desafios do Programa e, para isso, contamos com o esforço e a dedicação dos nossos coordenadores municipais e estaduais para selecionar os trabalhos e resgatar a produção dos ex-alunos”, explicou o Secretário.

Para Maria José Vieira Féres, coordenadora Nacional do ProJovem Urbano, a mostra é uma oportunidade única de intercâmbio e troca de experiências, além de ser um momento de formação, ensino e aprendizagem. “Estamos contemplando todas as cidades e estados que inscreveram projetos para a exposição. A idéia é exibir e dar visibilidade ao talento e à capacidade do nosso principal protagonista, o jovem”, destacou.

Uma comissão julgadora composta por especialistas e convidados da Secretaria Nacional de Juventude e da Coordenação Nacional do ProJovem Urbano selecionou os trabalhos que serão expostos. Os autores dos trabalhos, os alunos, serão convidados a vir a Brasília para montar e apresentar suas produções, acompanhados de um educador responsável indicado pela coordenação local.

Cada coordenação municipal teve direito a um formulário de inscrição, que inclui até quatro trabalhos de alunos matriculados e um trabalho para alunos egressos. Para as coordenações estaduais, a quantidade de formulários foi proporcional ao número de municípios atendidos por cada estado.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PROJOVEM DE ARACAJU APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS



Reunião contou com a participação dos coordenadores locais e secretários parceiros do programa (Fotos: André Moreira)

A coordenadora pedagógica nacional do Projovem Urbano, Maria José Vieira Féres, veio de Brasília especialmente para conhecer e avaliar a execução do programa em Aracaju. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 25, com coordenadores locais e secretários parceiros do programa, ela deixou claro que a capital sergipana apresenta um dos maiores desempenhos do país.
Maria José

"Aracaju está melhor do que a média de muitas outras cidades no Brasil. Mantém um grande número de alunos e o nível de aprendizagem é muito bom. Até mesmo o índice de desistência é bastante pequeno", afirmou a coordenadora nacional. "O nosso desafio agora é manter esses índices positivos e, ao mesmo tempo, permitir que o aluno permaneça até o fim do programa", disse Maria José.


Excelência

Marcus Everson
Para o coordenador pedagógico municipal do Projovem Urbano, Marcus Éverson Santos, a presença de Maria José Féres em Aracaju só reforça a excelência do programa. "É sempre bom receber coordenadores nacionais do Projovem, para que eles vejam o quanto a Prefeitura trabalha para garantir o funcionamento do projeto nas escolas municipais. Podemos dizer que o Projovem em Aracaju vai muito bem, sob vários pontos de vista", disse Marcus Éverson.

Júnior Trindade

De acordo com ocoordenador executivo do programa em Aracaju, Júnior Trindade, os bons índices também são resultado da boa relação que a equipe municipal mantém com os coordenadores pelo país. "A visita de Maria José à capital sergipana consolida a integração que Aracaju tem com outros locais, inclusive com a própria sede do programa, que é Brasília. É dessa forma que a gente continua trabalhando no programa, para mudar a vida de milhares de pessoas", afirmou Júnior.

(Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=41082)


sábado, 13 de março de 2010

PALESTRA DSTs

Na noite de quinta-feira (11/03/10) o médico Almir Santana, responsável pelo Programa DST/AIDS da Secretaria de Saúde do Estado com 20 anos dedicados aos estudos da Aids em Sergipe, ministrou palestra no núcleo Jornalista Orlando Dantas e na sexta-deira no SEMARH.
Essa ação fazem parte do ciclo de palestras promovidas pelo PROJOVEM URBANO de Aracaju na construção do PLA (Pano de Ação Comunitária).
Silvana Marques (Assistente social), Almir Santana e Marcus (Coordenador pedagógico do PROJOVEM)

Arnaldo, Almir, Andrea, Silvana, Adriano, Moiseis e Marcus.