Exposição de trabalhos dos alunos do ProJovem Urbano foi adiada para junho
A Mostra, Jovem! – 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano, foi adiada para junho, em data ainda a ser confirmada, em função de atrasos no processo de licitação.
A Secretaria Nacional de Juventude explica que como se trata de um evento grande e com muitos detalhes, o processo de concorrência das empresas para a execução é mais complexo e demorado.
“A Mostra é um prêmio para nossos alunos. Nós tivemos inscrições vindas de todo o Brasil e trabalhos belíssimos foram selecionados. Não podemos desanimar e alimentar qualquer sentimento de frustração por conta dessa mudança de data, pelo contrário, devemos manter nossos alunos motivados, pois será uma grande festa do ProJovem Urbano”, disse a Coordenadora Nacional do ProJovem Urbano Maria José Vieira Féres.
Após o resultado do processo de licitação, que está em andamento, a nova data será divulgada, assim como a lista final dos trabalhos selecionados. A listagem que encontra-se publicada aqui ainda sofrerá modificações e inclusões.
Exposição
A Mostra, Jovem! dará visibilidade aos trabalhos dos alunos e pretende promover a troca de experiências, linguagens e produções dos estudantes do ProJovem Urbano.
O encontro visa, ainda, estimular as diferentes formas de expressão que tragam à tona a capacidade de criar, renovar, discutir, dialogar e mostrar os resultados do processo educativo do curso.
Foram inscritos trabalhos em categorias como: poesia, música, teatro, dança, artes circenses, artes visuais, artes plásticas; além de produções ligadas diretamente ao currículo do curso: sínteses interdisciplinares, trabalhos de Qualificação Profissional e Planos de Ação Comunitária (PLA).
A mostra também será aberta à participação dos alunos egressos do ProJovem Orginal, o antigo ProJovem. De acordo com Beto Cury, secretário Nacional de Juventude, caberá aos coordenadores locais a busca e o resgate desses trabalhos. “Esse encontro será um momento especial na trajetória de lutas e desafios do Programa e, para isso, contamos com o esforço e a dedicação dos nossos coordenadores municipais e estaduais para selecionar os trabalhos e resgatar a produção dos ex-alunos”, explicou o Secretário.
Para Maria José Vieira Féres, coordenadora Nacional do ProJovem Urbano, a mostra é uma oportunidade única de intercâmbio e troca de experiências, além de ser um momento de formação, ensino e aprendizagem. “Estamos contemplando todas as cidades e estados que inscreveram projetos para a exposição. A idéia é exibir e dar visibilidade ao talento e à capacidade do nosso principal protagonista, o jovem”, destacou.
Uma comissão julgadora composta por especialistas e convidados da Secretaria Nacional de Juventude e da Coordenação Nacional do ProJovem Urbano selecionou os trabalhos que serão expostos. Os autores dos trabalhos, os alunos, serão convidados a vir a Brasília para montar e apresentar suas produções, acompanhados de um educador responsável indicado pela coordenação local.
Cada coordenação municipal teve direito a um formulário de inscrição, que inclui até quatro trabalhos de alunos matriculados e um trabalho para alunos egressos. Para as coordenações estaduais, a quantidade de formulários foi proporcional ao número de municípios atendidos por cada estado.