Páginas

Olá!

Este espaço foi pensado em você que faz parte do Projovem Urbano de Aracaju, seja como aluno, professor ou demais colaboradores, e também para aqueles que gostariam de nos conhecer.



Adorariamos receber sua contribuição para melhorar nosso trabalho.



Entre em contato conosco pelo e-mail:
projovemaju@hotmail.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DIA DA CONSCIÊNCIA TOTAL

Esta é a homenagem feita pela aluna Silvania Santos ao dia da consciência negra.
Se o ser humano conscientizasse de que todo homem é igual à matéria de que é feito, mas é muito diferente em relação às escolhas que ele faz. É parte da natureza e depende dela, tanto quanto ela dele.
A liberdade é um sentimento que se conquista com a mente limpa e consciente.
O mundo é um só, apesar de existirem diversas línguas e comportamentos diferentes, cada ser humano é diferentes um do outro.
Este dia é uma semente para uma nova vida que gerará uma outra vida e assim por diante. Com certeza não seria necessário um dia especial para os negros. Todos os dias deveriam se dedicados à confraternização entre todos os povos que compõem a humanidade, independente do credo, da raça, da cor, dos hábitos e é esse o principal objetivo pelo qual o homem deveria lutar com todas as suas forças.

Silvania Santos
Jornalista Orlando Dantas

HALLOWEEN

A galera do Jornalista Orlando Dantas